Artículos
Vol. 23 N.º 2 (2020): Julho
Design, (re)formulação e resolução de problemas com o uso de tecnologias digitais na formação inicial de professores de matemática
Resumo
Neste artigo apresentam-se os resultados de uma investigação qualitativa, em que o objetivo foi investigar quais são os conhecimentos produzidos por futuros professores de Matemática, nos aspectos matemáticos, metodológicos, tecnológicos e acerca da abordagem de temas de relevância social, por meio do design, da (re)formulação e resolução de problemas abertos e do planejamento e realização de práticas pedagógicas, em que tais problemas são propostos. Para atingi-lo, três alunas, em grupo, realizaram as atividades de um curso de extensão, que as permitiram a aquisição de experiências, que contribuíram para a produção de conhecimentos docentes, relativos ao design de problemas abertos e que abordam temas de relevância social com o uso de tecnologias digitais e acerca do planejamento e realização de práticas pedagógicas, em que a (re)formulação e resolução desses problemas são evidenciadas.
Referências
- Abramovich, S. (2015). Mathematical problem posing as a link between algorithmic thinking and conceptual knowledge. The teaching of Mathematics, 18(2), 45-60.
- Allevato, N. S. G. (2008). O Computador e a Aprendizagem Matemática: reflexões sob a perspectiva da Resolução de Problemas. Rio Claro, SP: UNESP. http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/setembro2012/matematica_artigos/artigo_alevato.pdf
- Brasil. (2018). Ministério da Educação.Base Nacional Comum Curricular:Educação é a base.Educação Básica. Brasília: MEC.
- ________. (2013). ________. Comitê Nacional de Educação Financeira. Educação financeira nas escolas: ensino médio. Bloco 1. livro do professor. Brasília: CONEF.
- ________. (2019). ________.Temas Contemporâneos Transversais na BNCC. Proposta de Práticas de Implementação. Brasília: MEC.
- Crespo, S. (2003). Learning to pose mathematical problems: Exploring changes in preservice teachers’ practices. Educational studies in Mathematics, 52(3), 243-270.
- Figueiredo, F. F. (2017). Design de problemas com a utilização das Tecnologias Digitais na formação inicial de professores de Matemática (Tese de Doutorado). Universidade Luterana do Brasil, Canoas, Brasil.
- Figueiredo, F. F. & Groenwald, C. L. O. Problemas abertos com a utilização das Tecnologias Digitais: um processo potencializador na formação do educador matemático.Debates em Educação, 10(20), 174-198.
- Filatro, A. C.(2008). Design instrucional na prática. São Paulo: Pearson Education do Brasil.
- Imbernón, F. (2011). Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez.
- Jurado,U. M. (2017). La creación de problemas como medio para potenciar la articulación de competencias y conocimientos del profesor de matemáticas. CIVEOS, 2, Granada, Espanha.
- Kilpatrick, J. (2017). Reformulando: Abordando a Resolução de Problemas Matemáticos como Investigação. In Onuchic, L. De La R., Junior, L. C. L. & Pironel, M. (Org.). Perspectivas para resolução de Problemas.São Paulo: Livraria da Física.
- O’Dell, D. (2001). A resolução criativa do problema: guia para a Criatividade e Inovação na Tomada de Decisões. Epistemologia e Sociedade. Lisboa: Instituto Piaget.
- Olgin, C. A. (2015). Critérios, possibilidades e desafios para o desenvolvimento de temáticas no Currículo de Matemática do Ensino Médio. (Tese de Doutorado), Universidade Luterana do Brasil. Canoas.
- Paterlini, R. R. (2010). Aplicação da metodologia Resolução de Problemas Abertos no Ensino Superior. São Carlos: DM-UFSCar. http://www.dm.ufscar.br/~ptlini/paterlini_metodol_invest.pdf
- Pehkonen, E., Näveri, L. & Laine, A. (2013). On Teaching Problem Solving in School Mathematics. CEPS Journal, 3(4), 9-23.
- Problema. (2018). Mobiliando a casa – versão feminina.http://www.toondoo.com/ViewBook.toon?bookid=696308
- Schön, D. A. (2000). Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed.
- Screencast-O-Matic. (2018). Site oficial. Seattle: Screencast-O-Matic. http://www.screencast-o-matic.com/
- Silver, E. A. (1994). On Mathematical Problem Posing. For the Learning of Mathematics, Vancouver, 14(1), 19-28.
- Toondoo. Site. (2018). Pleasanton, CA, USA: Jambav. http://www.toondoo.com/
- Turola, H. (2018).Plantas baixas de residências. https://hamiltonturola.wordpress.com/
- Ulbra. (2018).Ambiente de Aprendizagem Moodle do Curso de Extensão de Design de problemas com a utilização das Tecnologias Digitais, sob o enfoque da (re)formulação e resolução de problemas na Educação Matemática. Canoas: PPGECIM/ULBRA. http://www.ppgecim.ulbra.br/moodle/user/view.php?id=128&course=40
- Vale, I., Pimentel, T. & Barbosa, A. (2015). Ensinar matemática com resolução de problemas. Quadrante, 24(2), 39-60.
- Van de Walle, J. A. (2009). Matemática no Ensino Fundamental: formação de professores e aplicaçãoem sala de aula. Porto Alegre: Artmed.
- Vasconcellos, C. S. (2007). Planejamento:Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico. 17.ed. São Paulo: Libertad.
- Yin, R. K. (2016). Pesquisa qualitativa do início ao fim. Porto Alegre: Penso.